quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUE JAMAIS...

Bom Dia!!!

 

 

afirmação "Diga sim sempre que possível, e não sempre que necessário".

 (Tânia Zagury)

 

"Ela é minha sina, o meu cinema, a tela da minha cena, a cerca do meu quintal."

(Lenine)

 

 

Há alguns meses atrás encontrei uma colega de trabalho na rua.

Quando trabalhamos juntas não nos tornamos amigas porque nossos departamentos eram completamente diferentes, longe um do outro e nosso horário de almoço não batia. Porém sempre que nos víamos cumprimentavam-nos com muita simpatia, como se fôssemos amigas há muito tempo.

 

Pois bem, nessa tarde não foi diferente, ao nos encontrarmos nos abraçamos alegres. Foi quando olhei em seus olhos e vi muita tristeza apesar do sorriso lindo no rosto. Fiquei calada, mas acho que ela percebeu meu olhar de preocupação. Perguntou se eu estava com pressa, se tinha um tempinho para conversarmos. Respondi que não estava com a menor pressa. Era dezembro e as ruas estavam lotadas. Ela teria que ir ao shopping Cidade e depois sentaríamos em algum lugar.

 

Como ela iria pagar uma conta na lotérica de lá lembrei que no mesmo piso (cinema) tem um lugar que recomendo para todos. Lá vende um iogurte com frutas que nunca provei nada igual em minha vida: DE-LI-CI-O-SO!!! Como estava muito calor e a loja estava bem mais tranquila que o restante do shopping e que a rua ficamos lá.

 

Bom para resumir ela teve câncer na mama. Não precisou tirar a mama, mas durante um bom tempo esse era seu maior medo. Ficou com essa dúvida tirando seu sono: e se eu tiver que tirar a mama? Como vai ser? Para piorar não teve apoio do marido. Percebeu que ele não seguraria a barra e isso só fez piorar a situação. Depois que passou por todos os tratamentos e teve a certeza de que não tiraria a mama tudo melhorou, porém seu casamento acabou. Ela decidiu se separar.

 

Chorou enquanto me contava, mas disse que hoje está muito bem. Segundo ela o pior não foi estar sozinha hoje, o pior foi descobrir da pior maneira com quem havia se casado, um covarde segundo ela.

 

Não sei se ele foi covarde ou se na verdade nunca a amou. Pode ser que amasse sua beleza, mas não a pessoa.

 

Quando nos despedimos ela estava bem melhor, com um semblante menos tenso.

A tristeza vai passar, mas com o tempo.

 

Fiquei sensibilizada com tudo isso. É realmente cruel a maneira como alguns homens enxergam nós mulheres: ora somos empregadas, noutra somos mães, troféus...

Ah, e para piorar minha amiga descobriu que ele teve um caso durante esse período.

 

Acho curioso como alguns homens valorizam as mulheres na rua, mas não a que tem em casa, da beleza à dignidade. Desculpem o linguajar vulgar que vou usar agora, mas ele define bem o que pensam certos homens. Uma colega disse isso e é verdade: peito e bunda nunca é demais para alguns homens, só que só para as mulheres da rua né? Porque a sua em casa, se engordar um quilo ele já nota e fala mesmo.  E isso serve para todas: magrinhas, cheinhas... Não tem exceção, a da rua é sempre melhor, é muito mais valorizada, é mais interessante, é tudo mais.

 

Por tudo isso é que penso em quanto nós mulheres devemos nos valorizar. Ter dignidade é diferente de ter orgulho. Insistir em ficar com alguém por medo ou vergonha (pasme, tem quem pense assim) de ficar sozinha é no mínimo falta de amor próprio. É não é nenhum homem que irá resolver isso.

 

Cuidar-nos? Claro, porque isso faz muito bem para nossa auto-estima, é saudável e devemos sim cuidar mesmo muito bem do corpo que nos foi dado para passarmos por aqui. E claro que também é ótimo para que nos momentos de namoro, paquera, a gente se sinta bem. Ninguém vai se sentir bem ao lado de quem não se gosta e não se cuida, porém é sempre por nós em primeiro lugar que deve vir essa vontade de nos cuidar, não pelo homem. Primeiro porque então se for assim, se estivermos sozinhas não nos cuidaremos mais? Segundo porque tudo o que pudermos fazer de bom deve ser sempre por nós. E ainda caso o homem não perceba algo não iremos nos chatear tanto, afinal não fizemos por ele. Viu? Ainda dá uma ajuda na relação. Não vai haver cara feia, decepção, cobranças. Somos nós quem devemos nos achar lindas!

 

Um dia escutei de um palestrante (que adoro e que me surpreendeu negativamente) que falava sobre relacionamentos a seguinte frase: - E a mulher depois que tem filho então?

Eu fiquei pasma, tive vontade de dizer:- Não acredito que estou ouvindo isso de vc! Mas a sala inteira achou muito engraçado. Fizeram piadinhas e riram, inclusive mulheres, para meu espanto. Quer dizer que a mulher depois de presenteá-lo com um filho ainda tem que estar como quando tinha 15 anos??!! Mas a da rua pode ter tido 20 filhos que continua ótima não é? Tenha santa paciência!!

 

Se aquilo era uma brincadeira não teve a menor graça para mim, não vou me estender porque escreveria muito sobre minha opinião, mas fiquei um tanto decepcionada. Se for verdade que toda brincadeira tem um fundo de verdade...

 

E é assim, muita coisa que existe contra a mulher, existe porque há mulheres que acham natural, normal, engraçado... Falam do machismo, mas são as primeiras a julgarem outras mulheres e defenderem os homens em situações absurdas.

 

Só nós podemos imaginar a dor de outra mulher em algumas situações, só nós sabemos o quanto dói algumas palavras e atitudes, porque acredito que as mulheres (infelizmente não são todas) estão muito mais próximas do amor verdadeiro do que os homens.

 

Quando a mulher é correta ela levanta qualquer homem, porém se não for consegue colocá-lo mais baixo do que ele poderia sonhar em chegar um dia.

 

Casadas, solteiras, namoradas, mães ou não, não importa. Somos nós quem sustentamos tudo, quem carregamos tudo, quem compreendemos tudo, que calamos, renunciamos, engolimos lágrimas ou que as deixamos cair sem vergonha, que viramos fera para defender um filho ou o que acreditamos, e somos a doçura em pessoa com nossos filhos, namorados e amigos.

 

Desejo a essa minha amiga que ela continue se valorizando e que encontre alguém que a mereça e a ame de verdade.

 

Desejo a vc homem que é sensível, que gosta e valoriza de verdade a mulher, que continue assim, cuidando das mulheres da sua vida e passando esse exemplo aos seus filhos, amigos e netos. Parabéns e obrigada por contribuir para que nós mulheres continuemos apaixonada por vcs, acreditando no amor e nas relações verdadeiras!

 

Desejo: "Que esse amor transforme teus dramas em luz, tua tristeza em celebração e teus passos cansados, em alegres passos de dança renovadora..."

 

Peguei a frase acima do anexo, mas desejo também que vc nunca se torne uma pessoa amarga porque não recebeu do outro o carinho que lhe deu. Amar só pode nos fazer bem. Talvez possamos ser mais felizes se aprendermos a nos conter mais e aprender que nem tudo na vida tem mão dupla.

 

No anexo tem uma mensagem linda, cheia de sabedoria para lermos e colocarmos em nossas vidas.

Bjs!

Não esqueça: vigiai e orai.

" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
   Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.
Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário