quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O QUE IMPORTA - Bezerra de Menezes

Bom Dia!!! Feliz Dia Novo!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Hoje é Dia de Reis

            Dia dos Astrólogos

 

 

amigo "A gente não faz amigos, reconhece-os."

(Vinícius de Moraes)

 

"No novo tempo, apesar dos castigos, de toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga" .(Ivan Lins / Vítor Martins)

 

 

Que delícia receber tantos e-mails com "RES", resposta do que enviei ontem. A-do-rei!!

 

Vou falar sobre algo que fiz no Natal, e antes que alguém pense que estou escrevendo sobre isso para falar das boas ações que faço quero esclarecer que o objetivo aqui é outro. Apenas falar sobre trabalho voluntário, do quanto até no voluntariado (talvez principalmente nele) temos que sermos tolerantes e nos esforçarmos ainda mais para manter o equilíbrio e dar exemplo sim, mas não de minha pessoa e sim da ação, do quanto é legal, nos ensina e nos faz bem esse tipo de trabalho.

 

Algumas vezes vamos ajudar alguém que está em uma situação difícil e ainda queremos que ele tenha humildade não é? Esquecemos o quanto esses irmãos padeceram em suas vidas. Esquecemos que faltou amor, compreensão. Ele devolve o que recebeu em sua vida inteira. Algumas vezes nós achamos que eles nos respondem mal, porém é o modo natural deles falarem. Se as pessoas que tem um pouco mais que eles se revoltam com muitas coisas eles se revoltam por toda vida. Como dar o que não temos, o que nunca recebemos?

 

Decidi ir ajudar no almoço do restaurante popular que a prefeitura aqui de BH promove aos moradores de rua todo natal, já há alguns anos. Como nunca havia ido lá, só sabia que ficava próximo à rodoviária, perguntei a alguns policiais. Os três me olharam de um jeito estranho e um deles me ensinou o caminho. Agradeci e desejei feliz natal a eles. Quando me virei escutei de um - Hoje vai ferver de gente lá.

 

Chegando lá houve uma reunião para que nos fossem explicado como seria a organização. Tinha muitos voluntários. O organizador disse que nunca houve tanta gente como esse ano. Que bom, tomara que cresça que tenham que dispensar voluntários e que eles procurem outros lugares que precisem mais, não é?

 

Depois da reunião colocamos aquela touquinha "linda", de cozinheiras e cada um foi para uma tarefa. Fui convidada para servir e adorei. Pessoas de todos os tipos passaram por lá. Alguns com semblantes tristes, outros com a fome estampada no rosto, outros super alegres, outros com a família toda, outros na mais completa solidão e silêncio. Havia também gente que destoava pela aparência diferente da maioria. Olhando não pareciam estar passando necessidade. Talvez até não estivessem. Talvez estivessem ali pela solidão cruel do natal. E aí me lembrei dos olhares dos policiais, acho que eles pensaram o mesmo de mim : ela não tem cara de quem precisa de um almoço. Mais uma vez percebi como somos cruéis quando julgamos o outro. Eu não estava ali pelo almoço, (aliás, nem comi porque como tínhamos que comer antes de servir não consegui comer tropeiro dez horas da manhã!!! rsss...) mas também estava longe de minha família, porém muito feliz por ter uma família e em saber que todos estão bem e com saúde.

 

O lado bom foi ver o sorriso das pessoas, a alegria deles dançando, as apresentações dos grupos que vieram especialmente se exibir para eles, ver as doações de brinquedos e roupas chegando e sendo distribuídas. Uma mamãe Noel hiper alegre, elétrica, distribuindo sorrisos e alegria, dois papais noéis não tão animados como ela, mas com um brilho lindo nos olhos tirando fotos e distribuindo os presentes. A comida preparada com muito cuidado, com muita higiene e com cardápio balanceado, suco e sobremesa. Saber que contribuí com um "cisco" para tudo isso acontecer foi muito gratificante.

 

O lado não tão bom foi o mau humor dos que realmente eram funcionários. Eles trocaram sua folga de natal para um outro dia. Não sei se esse era o motivo, ou se era ciúmes de ter tanta gente estranha mexendo na cozinha deles, cozinheiros têm dessas coisas não é? A má vontade de dar uma informação era clara. Óbvio que não eram todos. Havia muita gente feliz por estar trabalhando num dia de festa e fazendo dos voluntários amigos que receberam com muita satisfação. Sempre tem o "palhaço" né? E o de lá era um rapaz novinho, muito, muito simpático e brincalhão. Dava para perceber que ele estava feliz naquela "bagunça", mas também que era assim seu jeito de levar a vida.

 

Então é isso. Para mim ficou muito aprendizado, muito mais do que consigo escrever aqui e a certeza de que natal deveria ser todos os dias. Deveríamos trazer essa alegria toda manhã quando acordamos, nos esforçarmos de verdade para não julgar, gostar de verdade das pessoas, presentear a todos   com nosso sorriso, tolerância e amor todos os dias.

 

Claro que sabemos não ser fácil. Tem dias que tudo dá errado, problemas aparecem, notícias não boas nos chegam, vemos pessoas sofrendo, vemos a violência gratuita e a falta de respeito todo momento.

 

Nesses dias somos nó quem precisaremos ser tratados com amor e tolerância, somos nós quem recorreremos à casa espírita, a igreja, ao templo, à prece, ao silêncio de nosso quarto onde o amigo travesseiro nos acolhe a recebe nossas lágrimas.

 

Somos nós quem precisaremos de amigos, de conselhos, de mensagens e de preces para nos acalmar. Nada como uma boa conversa com amigos ou com Deus, um bom banho e uma ótima noite de sono para acordarmos muito mais calmos, confiantes e com muita vontade de também ajudar quem agora está passando por algo parecido não é? 

 

E nunca deveríamos nos esquecer da frase "Tudo passa", principalmente nós espíritas por temos um jeito diferente de encararmos os fatos da vida. Por que na hora da dor esquecemos isso? É nessa hora que devemos acreditar na justiça e bondade de Deus ainda mais.

 

Se só podemos dar o que temos porque estamos guardando tanta coisa boa lááá no fundo de nossos corações? Vamos distribuir, doar esses sentimentos tão legais que por orgulho, medo ou vergonha insistimos em esconder? Quem acende a luz é o primeiro a ser iluminado. Pode acreditar!

 

No anexo tem uma mensagem para que reforcemos o que verdadeiramente importa. Recebi de minha amiga Valéria Rezende em janeiro de 2010, vc já pode ter lido, mas já pode ter esquecido, rsss.... Então vamos reler e tentar não esquecer pelo menos durante esse ano. Em janeiro de 2012 lembrarei a todos nós novamente, pode deixar!!

 

Bjs!

 

 

 Sônia , fiquei muito feliz só em saber que vc tentou o vestibular e torcendo para vc ter passado. Depois me fala ta? Vai ser uma pena não ter sua companhia, mas é por uma causa justíssima. Bjs!

 

Cyntia, amei saber que vc está de trabalho novo e feliz. Vc merece!! Bjs!!

 

Tata, espero sua ligação quando vc puder. Bjs!

 

Neuza, obrigada. Mas já faz temmmpo... Eu é que demorei a agradecer. Bjs!

 

Cleunice, obrigada pelo carinho. Vou lhe fazer uma visita sim, pode esperar. Bjs!

 

Norma!!! Nem sabia que vc lia mesmo os meus e-mails e que eles fizeram falta, fiquei feliz!! Gosto muito de vc viu? Um grande abraço com muitas saudades.

 

Soraya, também estava com saudades. Bjs!

 

Mirele, obrigada pelas palavras de incentivo. Bjs (16/07)

 

Valéria, muito obrigada pelo carinho de sempre querida! Bjs! Te desejo tudo em dobro!!

 

Aline, obrigada. Parabéns nunca é atrasado. Bjs.

 

Ivo, estou bem obrigada. Foi tudo tranquilo, e com vc?

 

Leca, respondendo sua pergunta: mais ou menos. Vamos dar tempo para as coisas acontecerem não é?

 

Plácido, não vou nem responder seu mal criadinho, rssss... Abraço!

 

 

  "Depois do último rio poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."

   Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.
Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

 

Um comentário:

  1. Ai Alda que delicia você voltou!!!!!!Nossa que bom...já estava recebendo seus emails,estava para te responder,vi que já é passista fico muito feliz...como sempre digo nessa familia Andrade só tem gente maravilhosa!!!Obrigada pela visitinha rsrsrrs você viu...me apaixonei por essa criatura complicadinha,mas com muita vontade de aprender!!!Pode ter certeza você faz a diferença nesse mundo!!!Obrigada sempre...muitos beijos e abraços apertados como aqueles no dia do show da Bruna!!!Lindo Dia para você!!!!

    ResponderExcluir