quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RECOMEÇAR

Bom Dia!!!         

 

 

 

Hoje é Dia da Bandeira

 

 

mudança – "Não podemos mudar coisa alguma a menos que a aceitemos"

(Carl Jung)

 

 "Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela. Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela".

(Chico Buarque)

 

 

 

Um novo dia, uma nova oportunidade.

 

 

No anexo tem uma bela mensagem sobre recomeço.

 

Às vezes o recomeço é doloroso, em outras é alívio.

Algumas vezes nós escolhemos recomeçar, outras vezes a vida nos impõe esse recomeço.

 

Nem sempre é mais fácil recomeçar porque escolhemos. É necessário muito mais disciplina e coragem do que quando somos "forçados" pela vida a recomeçar. Deixar para trás nossos hábitos e o jeito de encarar nosso dia-a-dia não é tarefa das mais fáceis. Sem contar que muitas vezes esse recomeço significa abrir mão de mordomias, de pessoas que amamos, de um trabalho antigo, de uma casa que guardava toda nossa história, etc...

 

Na palestra de terça, o Célio falou sobre os tipos de depressão. Com certeza muita gente sofre com isso sem saber. Acho que todos nós já passamos por um período assim, porém não nos demos conta de que aquilo era depressão.

 

Ele alertou para a baixa auto-estima que pode ser por vários motivos: por não nos acharmos inteligentes, bonitos, capazes, pela falta de trabalho, pelo envelhecimento (tem gente que não aceita envelhecer), pela falta de amigos, dinheiro, etc...

 

Entretanto, existem pessoas que não mudam porque não conseguem se perdoar, e acreditam que se já erraram jamais poderão se tornar pessoas melhores. Tolice! Primeiro porque aqui onde estamos não há nenhum ser perfeito. Mesmo quem parece perfeito aos nossos olhos hoje, sem dúvida alguma já errou e ainda pode errar. Mas perceberam seu erro e repararam da melhor forma que podiam.

 

Isso é o que agrada a Jesus. Ninguém melhor que Ele sabe o quanto somos imperfeitos. Mas é nossa vontade de se melhorar, de tentar não cair no mesmo erro, de sair da zona de acomodação, do papel de vítima, que o deixa feliz por ver que valeu a pena ter passado tudo o que passou por nós.

 

Se sabemos que as pessoas que mais admiramos não são perfeitas e já erraram, porém hoje são admiradas por sua nova forma de viver, por que não podemos ser assim também? Se perdoar e se dar uma chance de recomeçar da forma que acreditamos ser a melhor é o melhor presente que podemos nos dar. Essa é nossa missão aqui: crescer através de nossas imperfeições.

 

Talvez isso seja para alguns a felicidade que tanto buscam e não conseguem achar porque ela está dentro e não fora de nós. Talvez essa dificuldade em se perdoar seja a causa da angústia, do desânimo e da depressão. E isso vira um círculo vicioso porque se pensamos que não merecemos perdão e uma nova oportunidade, concluímos que podemos continuar errando.

 

A Maria Célia, expositora que gosto muito, sempre fala do "Complexo de Gabriela", sabe aquela música que diz: "eu nasci assim, eu cresci assim, eu serei assim..." Pois bem, não dá pra pensar dessa forma dá? Estaremos desperdiçando um tempo precioso com essa forma absurda de ver as coisas. O arrependimento será grande por essa estagnação.

 

E lamento informar aos mais acomodados, mas como diz Shakespeare naquela frase que chega a ser cruel em alguns casos, mas nesse cai como uma luva: "Não importa em quantos pedaços seu coração tenha se partido, o mundo não vai parar para que você o conserte", e não vai mesmo!

 

Então temos que parar de ter pena de nós mesmos porque ninguém é vítima de nada nem de ninguém. Sofremos as consequências do que plantamos hoje, no passado ou há séculos atrás. E se continuarmos nos lamentando ao invés de tomar uma atitude e nos tornar seres melhores estaremos só piorando e adiando uma situação que poderia ser resolvida ou amenizada agora.

 

 

 

Agindo assim podemos ainda estar nos afastando de quem amamos sem perceber.

Porque se os que amamos estão cuidando dessa evolução e nós não, até onde sei, vai chegar um momento em que poderemos ficar para trás. Claro que jamais seremos abandonados. Mas só Deus sabe quanto tempo teremos que esperar para o reencontro. E aí vai aparecer aquela sensação de saudade de não sei quem, nem de onde, e pronto: lá vem a angústia novamente.

 

Então que a gente não perca tempo. O perdão foi feito para ser usado principalmente de nós para nós. O que der para ser reparado que façamos essa reparação, o que não der já está resolvido... Então não temos opção a não ser a de seguir em frente e nos policiar para não cair no mesmo erro.

 

Também devemos lembrar dos que erraram e precisam se perdoar. Precisam de amor, compreensão e tolerância. Mas isso não quer dizer passar a mão na cabeça, amor não é isso.

A pessoa (se não tem) precisa ter consciência do seu erro e responder por seus atos com certeza. Mas de uma maneira justa. E depois seguir em frente, como nosso Amado Mestre Jesus disse: "Vá e não peques mais."

 

Minha irmã me enviou uma frase muito sábia que retirou do blog "Para Franscisco", acredito que de autoria da dona do blog, ela diz: É irresistível julgar os outros, principalmente quando nunca estivemos no lugar deles. Do blog "Para Franscisco"

 

E não é? Se uma pessoa julga a outra já está errada, se nunca passou pelo o que essa pessoa passou como pode falar a respeito de algo que não sentiu, não viveu, se não está na mesma posição? Baseado no "se fosse eu não agiria assim"? Não sei se isso é ingenuidade, ignorância ou um jeito de se sentir superior. Mas com certeza não é um gesto Cristão.

 

Que todos nós reflitamos sobre recomeçar em todos os sentidos. Recomeçar olhando com mais amor para nós e para nosso próximo. Que nos coloquemos no lugar de todo ser que chega até nós cansado da vida, dos seus erros, dos seus sofrimentos e das suas fraquezas. Sentindo-se ninguém. Acreditando-se indigno de receber novas oportunidades, compreensão, oportunidade, respeito e amor.

 

O que Jesus faria ao se deparar com um ser humano assim? O que nós andamos fazendo ou não fazendo com essas pessoas que muitas vezes nem são desconhecidos, estão aqui ao nosso lado? Ajudamos ou fingimos que não vemos?

 

E se ajudamos, essa ajuda é com amor? É acreditando nesse irmão e fazendo com que ele também acredite? Ou é com as reclamações, de sempre, palavras que magoam e que só servem para deixá-lo mais triste e humilhado?

 

Todo mundo merece novas oportunidades, por isso estamos aqui. Que pretensão é essa nossa de mudar alguém se nós não conseguimos mudar o mais bobo de nossos hábitos?

 

Que a gente recomece a partir de hoje. Não precisamos esperar o Natal ou Ano Novo. O amor não pode ter hora para o colocarmos em prática.

 

 

Um dia de boas reflexões para todos nós. E que essas reflexões gerem ações de amor, caridade, tolerância e paz. Bom gerando amor já gera tudo mais não é?

 

Gente olha a coincidência do assunto que eu falei e as frases do Toque, e Toque de Luz!!

 

Bjs!

 

           

 

Astral do Dia (por Elmer Baumgratz*)  

 

Esta quinta-feira cria uma predisposição para tratar de assuntos profundos e retomar projetos que estavam engavetados. Podemos adotar medidas regeneradoras ou que proporcionem mudanças radicais para os temas vigentes. Também é um ótimo momento para perdoar, limpar mágoas, recuperar relações e vínculos. Haverá maior capacidade de concentração, o que permite a realização de tarefas que exijam atenção e controle. Também é um ótimo momento para recuperar arquivos, limpar gavetas e encontrar novas diretrizes para o que estava estagnado e improdutivo.

Pontos Fortes: Intensidade – Regeneração – Controle

Pontos Fracos: Obsessão – Manipulação – Impotência

 

 

TOQUES

"Sucesso é conseguir o que se quer. Felicidade é querer o que se conseguiu"
(Lar Ribeiro)

  

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas"
(Napoleon Hill) 

 

"O fracasso é a oportunidade de começar de novo, com mais inteligência e redobrada vontade"
(Henry Ford)


TOQUE DE LUZ

Renascer
Você pode nem perceber, mas a presença de Deus faz mágica. É verdade, o que era difícil se transforma em prazer; aquele descuido torna-se um ponto de atenção; e o que era fraqueza vira poder. De repente, você começa a sentir a mudança; consegue ver o que não conseguia antes e se percebe como uma pessoa completa e virtuosa. Ele é o Mágico Supremo que te faz renascer. Marque um encontro com Ele.


(por Brahma Kumaris)

 


 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada
   o homem entenderá que dinheiro não se come."
 
   Faça sua parte: recicle, economize, conserve,consuma apenas o necessário.
   Cuide de nosso planeta.
   Alda


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário: