quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A ALMA DO MUNDO

Bom Dia!!

 

 

 

Hoje é Dia Nacional das Relações Públicas

            Dia Nacional do Samba (uhhuuu!!)

            Dia Panamericano da Saúde

            Dia da Astronomia

 

alvo – "Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vemos quando afastamos os olhos do alvo".

(Hanah More) Perfeita!

 

 

"Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs, é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir".

(Almir Sater/ Renato Teixeira) Linda!!! É preciso querer antes de tudo.

 

 

Dezembro...

 

Começa a correria para concluir o que falta e então merecer as férias tão esperadas, as compras de presentes (nem que seja o do amigo secreto) a ansiedade de rever parentes, reunir a família, viajar, descansar...

 

Só que eu não confundo isso com Natal. Tudo isso pra mim é apenas um ritual de fim de ano que pode ser: a alegria de ter percorrido mais um ano, de ter trabalhado ou estudado (ou ambos) duro e merecer um descanso. Ter economizado bem nosso suado dinheiro e agora merecer uma roupa nova, uma viagem, um sapato, enfim um presente para nós mesmos. Pode ser ainda o desejo imenso de correr para os braços de parentes ou amigos que não vemos há algum tempo e matar aquela saudade que nos consome, ou apenas a simples vontade de ver a família reunida (coisa que anda difícil) pelo menos uma vez por ano. Mas Natal mesmo não é isso.

 

Não vou dizer que nunca vi graça nesta data porque estaria mentindo. Quando criança ficava na expectativa dos presentes que as empresas aonde meu pai trabalhava davam, e algumas davam festas também. Nunca tivemos o costume de trocar presentes lá em casa. Só depois que crescemos e começamos a trabalhar foi que isso mudou.

 

Entretanto havia almoço e jantar especial, apareciam visitas e havia muita paz. Paz que graças a Deus e aos meus pais nunca faltou em nosso lar. Eu ficava feliz com as férias da escola, os adultos ficavam menos preocupados e mais alegres, e a música reinava em nossa casa.

 

Apesar dessas pequenas alegrias dentro de mim sempre existiu uma tristeza que até hoje ainda não consegui definir. Algumas vezes, dependendo do ponto de vista, acho o Natal até cruel. Já me falaram que devo pensar assim porque meu pai sempre foi muito realista. Nunca deixou que acreditássemos em Papai Noel ou qualquer outra fantasia. Não concordo.

 

Ele realmente sempre foi duro e realista, mas foi graças a isso que eu e meus irmãos hoje damos valor a coisas que a maioria das pessoas não dá. E eu sempre acreditei em Papai Noel. Não deixei que o realismo (talvez um tanto exagerado para crianças) do meu pai me deixasse amarga. Acredito até hoje no bom velhinho, acredito em tudo o que faz bem a alguém ou a mim, sem devanear claro.

 

Lembro de um Natal que vi algumas lágrimas caindo do rosto de minha mãe. Perguntei por que ela estava chorando e ela me respondeu que era saudade de sua mãe que morava em PE, nós em SP. Imediatamente comecei a chorar também, ela segurou meu rosto e disse que eu não devia chorar porque a minha mãe estava ali. Não consegui dizer a ela que estava chorando porque me entristecia ver a minha mãe chorar.

 

 

Não sei se essa tristeza se deve ao fato de nossa família estar sempre separada, se é a injustiça social que sempre me incomodou, mas que fica mais forte nessa época, ou se é o Natal que de Natal para mim não tem nada.

 

Hoje para mim Natal é como qualquer outro dia. Se tiver que viajar e passar o Natal com parentes ou amigos que gosto tudo bem, se tiver que passar em casa quietinha tudo bem também. Geralmente as pessoas quase têm um ataque quando ficam sabendo que eu vou passar em casa sozinha, já que vivo sozinha.

Querem me arrastar à força para suas casas. Mas recuso porque para mim seria um sacrifício e não um alívio.

 

Sei que é difícil para a maioria das pessoas compreenderem isso, mas é o que sinto.

 

 

 

 

Meu objetivo ao falar sobre isso não é outro senão o de dizer que para mim Natal não tem o mesmo significado que tem para a maioria das pessoas e que não passo por esse dia como a maior parte delas. Apenas isso.

 

Cada um tem sua história, sua cultura, seus valores. Sempre participei de algo sem achar muita graça e sem concordar muito com tudo aquilo mesmo inconsciente. Hoje já que posso decidir, decido passar em comunhão com minha consciência, meus valores e minha vontade.

 

Que a alegria esteja presente em nossos corações por vários motivos. Que quem amamos esteja bem estando ou não perto de nós. Que nossa consciência esteja livre para desfrutar de bons momentos de descanso, paz, e da alegria que merecemos e queremos. E que essa época amoleça nossos corações para que nossa generosidade aumente ainda mais e assim não falte o pão na mesa dos mais necessitados.

 

Façamos uma faxina em nosso armário. O que está lá sem ser usado pode ser a mais linda roupa para a noite de festa de alguém, o mais belo e único presente do ano, o motivo do sorriso nos rosto de quem não tem quase nada.

 

Façamos uma faxina em nossa mente. O que nos causa dor pode ir para fora e se desintegrar com as preces dessa noite. Porém sabe todo aquele conhecimento que adquirimos ao longo desse ano em e-mails, livros, revistas, com padres, pastores, palestrantes, pessoas que admiramos? É hora de transferir da mente para a prática. Tudo que sabemos que nos trará bem-estar e alegria deve ser colocado para fora imediatamente através de nossas novas formas de agir.

 

Nosso sorriso, nosso perdão, um pedido de desculpas, ou o perdão dado, o pedido aceito, será o melhor presente para quem pede e quem consegue perdoar. Quem pede perdão segue em paz com sua consciência: se arrependeu e fez sua parte. Quem não perdoa fica para trás: remoendo, revivendo e sentindo raiva todas as vezes que se lembra. Haja saúde!

 

Então vamos cuidar de nossa boa forma física e espiritual.

Vamos parar de acrescentar problemas em nossas vidas e acrescentarmos mais suavidade na forma de julgar a nós mesmos e aos outros.

 

Que cada um aproveite essas festas da melhor maneira possível. Que haja presentes, comida, confraternização sim, mas sem excessos. Em excesso mesmo só as preces, a vontade de nos modificar para melhor, o desejo de que 2010 seja melhor ainda que 2009,  e nossa boa vontade de contribuir com nossa parte para que tudo isso aconteça.

 

Lembrando sempre que a responsabilidade não tira férias! Juízo!!

 

 

Se essa época nos deixa mais sensíveis e calorosos, que bom!!

 

Que ela seja então incansavelmente, sensivelmente e calorosamente muito bem aproveitada!!!  

 

No anexo tem uma bela mensagem. Acho que ela fala sobre o que todos nós realmente queremos: sabedoria! Todos nós vamos nos encontrar em alguma frase dela com certeza!

 

Que 2010 traga muita, mas que façamos a nossa parte para colocá-la em prática.

Tem um trecho da música "Gentileza, da Marisa Monte  que diz:

"...por isso eu pergunto a você no mundo se é mais inteligente um livro ou sabedoria..."

 

Pois é, com certeza adquirimos sabedoria nos livros sim. Mas existe muito sábio por aí que sequer sabe ler. Prova de que a sabedoria está em agir de acordo com a consciência. E todo mundo sabe o que é certo e o que é errado. Até uma criança sabe quando está fazendo algo errado mesmo que seja pela primeira vez.

 

Já ouvi que a lei de Deus não está na Bíblia ou em qualquer outro livro religioso, mas sim em nossa consciência, e concordo totalmente com ela.

 

Ninguém precisa ler a Bíblia para saber o que é certo ou errado. Nossa consciência faz isso.

 

E antes que me respondam: não estou dizendo que não é para ler a Bíblia. Estou dizendo que não ler a Bíblia não é desculpa para dizer que não sabia que algo era errado. Só isso.

 

Bjs!!

 

Olhem que interessante o Toque de Luz.

 

 

 

Astral do Dia (por Elmer Baumgratz*)  

Nesta quarta-feira a Lua entra em sua fase Cheia em Gêmeos indicando maior agitação mental e emocional. Mudanças e irregularidades podem acontecer, portanto, calma e paciência serão imprescindíveis. Mas também, uma boa pedida é fazer mudanças na rotina e combinar alguma atividade social, como, sair com os amigos ou fazer um programa diferente com a família. A rigidez está totalmente descartada. Devemos nos flexibilizar e saber improvisar na hora certa, para melhor lidarmos com os imprevistos.

Pontos Fortes: Adaptabilidade – Habilidade – Improvisação.

Pontos Fracos: Intempestividade – Desequilíbrio – Disritmia.

 

 

 

TOQUES

"Nada é tão perigoso quanto o bom conselho acompanhado de um mau exemplo."
(Mme. De Sablé)


"O sapato que serve a um aperta a outro; não há uma receita de vida que se preste a todos."
(Carl Jung)


"Para ter certeza do caminho que se está seguindo, feche os olhos e ande no escuro."
(São João da Cruz)




TOQUE DE LUZ

Ser fácil

Você não deve considerar nenhum relacionamento difícil, nem ser considerado uma dificuldade, pelos outros. Lembre-se que para qualquer esforço que você faça, Deus fixa sua recompensa.
Dessa maneira, às vezes, você receberá ajuda; e em outras será testado. Mas, independentemente de tudo isso, você deveria, sempre, dar e receber bênçãos.
Funciona assim: você pensa positivamente sobre alguém e, mais cedo ou mais tarde, essa pessoa muda o seu pensar sobre você. Lembre-se, o modo como você pensa sobre alguém será o modo como ele pensará sobre você.
Portanto, nunca se transforme em uma pessoa econômica em doações de amor e respeito verdadeiros.
 

" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada
   o homem entenderá que dinheiro não se come."
 
   Faça sua parte: recicle, economize, conserve,consuma apenas o necessário.
   Cuide de nosso planeta.
   


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário: