segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SER ESPÍRITA... palavras e flores perfeitas!!

 
Bom Dia!!!!
 
Ontem, escutei numa rádio que BH vai virar BH2O, rsss... Haja água!


Sábado
educar – Bons professores são aqueles que conservam sua revolta de aluno.
(Edmond Gilliard) Gostei!Faz sentido.


Domingo
Dia do Museólogo

fanatismo – Fanático é quem não pode mudar de ideia e não quer mudar de assunto.
(W. Churchill) rsss...


HOJE!!

começo – É melhor começa logo, com sinceridade, algo de medíocre, do que ficar sonhando eternamente com a perfeição.
(H. de Tourville) Concordo plenamente!

 
FRASE MUSICAL

"Te ver e não te querer é improvável, é impossível. Te ter e ter que esquecer é insuportável, é dor incrível...".
(Samuel Rosa / L. Zanetti / C. Amaral)


A mensagem no anexo é muito linda, inteligente, interessante e instrutiva.

Quando alguém me pergunta qual a minha religião, algumas vezes respondo: estou tentando ser espírita. Por que é difícil não é?

Tem gente que acha que os espíritas são santos, outros que são seguidores do demônio, e por aí vai.

Já encontrei muita gente que acredita piamente que espíritas não acreditam em Jesus ou em Deus, só em espíritos. Outros acreditam que seguimos Allan Kerdec e Chico Xavier, são eles nossos deuses. E ainda há quem pense que em casas espíritas vão encontrar "trabalhos", gente "recebendo" espíritos, manifestações, etc...

Eu sou a primeira a concordar que todos nós temos direito a falar o que pensamos, de preferência de uma forma elegante, porém, acredito que para falarmos de algo é necessário conhecer, ou então surge aí o preconceito.

Já fui a templos budistas, a centros de umbanda, igrejas evangélicas, católicas. O que eu vi? O que vejo também em centros espíritas: gente que está ali sem saber o porquê, gente que procura milagres, fanáticos, gente que lá no fundo não acredita em nada do que está ouvindo ali, gente perdida, etc. Mas também encontrei pessoas centradas, que tem sua fé (algo muito particular) e acreditam na religião que escolheram seguir, e mais importante: tentam segui-la.


Uma noite escutei a Mara Maravilha dando uma entrevista. Fiquei surpresa quando ela disse que falava que era evangélica porque a sociedade nos cobra uma religião, mas que ela é cristã, e mais, que os evangélicos tratam Jesus como se fosse propriedade deles, e não é. São essas pessoas que fazem diferença em uma religião não é?

A diferença maior que eu vejo entre o espiritismo e a maioria das outras religiões é a fé raciocinada. Lembro quando criança (acho que já falei isso aqui, mas vou repetir) escutava meu pai dizendo: não trabalhe não que vc vai ver se Deus vem colocar comida em sua mesa, ou então: pra que Deus quer dinheiro? Essas respostas, é claro eram direcionadas aos crentes da época, pois eram as duas religiões mais populares na época: católicos e crentes. E ele ficava muito bravo quando escutava um crente falando algo como: Deus vai preparar isso para vc, ou para mim. Esse dinheiro é para Deus.

E é isso mesmo: não peçamos a Deus o que nós podemos fazer, porque Ele não vai fazer mesmo. O que Deus quer é exatamente nosso esforço para vencer nossos maus hábitos, nosso amor despertar para nós mesmos e para o próximo, seja ele quem for, nosso desapego do que não é nosso de verdade, nosso ânimo para saldar nossos débitos, etc...

As notícias que tive essa semana que me deixaram muito triste foram o desencarne de um amigo querido que vivia em PE, e ter que fazer o aviso prévio da minha melhor colega de trabalho, sabendo inclusive do quanto ela gostava e precisava dele. A terceira ainda é um pouco cedo para falar, mas ainda tive mais uma ontem: meu sobrinho que vive em Sto. André também foi demitido do trabalho.

Claro que eu sei que tudo passa, que tudo tem um motivo. As portas só se fecham quando outras estão se abrindo, mas acredito que ficar sem trabalho seja uma das coisas mais tristes para quem adora trabalhar. E nessa época então?

E é ai então que entra nossa parte: chorar? Se quiser ou precisar sim, mas depois levantar a cabeça e ir a luta. É isso o que Jesus e Deus esperam de nós. Cadê nossa fé? Seguir em frente acreditando que algo melhor vai acontecer é tarefa nossa. Claro que podemos e devemos pedir ajuda a Deus, mas ajuda para que apareça um bom local de trabalho, uma nova oportunidade de conhecer gente legal (ou não, rss..) e aprender ainda mais. Além de contribuir com nosso trabalho para o crescimento de um outro lugar.

Porém fazer esse esforço de ir atrás é nosso dever e não de Deus. Se desesperar não vai adiantar nada, vai dificultar ainda mais e mostra como nossa fé ainda é frágil. Deus jamais desampara nenhum dos seus filhos. Todos nós, todos os dias temos oportunidades iguais de nos melhorar. Iguais no sentido da justiça divina e de nossa idade evolutiva.

Hoje eu vejo muitas religiões falando do que o espiritismo já fala há muito tempo. Claro que a prece é importantíssima para nós, mas ajudar ao nosso irmão talvez seja ainda mais. Não foi isso que nosso Amado Mestre veio nos ensinar? Tudo o que Ele ensinou foi amar. Mas ainda não aprendemos.

Tem gente criticando a religião do outro, mas ainda não consegue seguir a sua.
Tem gente que acredita que o fato de estar todo domingo em alguma religião é o suficiente.

Esquece do familiar difícil que precisa de compreensão ou ajuda, esquece a responsabilidade e dedicação ao trabalho, acredita que furar filas, tirar vantagem, saquear cargas, estacionar nas calçadas,empurrar o outro para pegar um lugar no ônibus, pegar o que não é seu, deixar de sorrir para alguém, devolver um comentário com um silêncio gelado querendo se mostrar superior, fazer comentários maldosos, comer demais, não ouvir alguém que só quer desabafar, deixar passar oportunidades de fazer gentilezas, tornar o dia de alguém um pouco melhor, negar um pão, agasalho ou ajuda para quem precisa, fazer piadinhas que inferiorize algo ou alguém, sentir inveja da felicidade do outro,não perdoar, fazer preces sinceras por quem está precisando. Tudo isso não tem nada a ver com Jesus, religião ou Deus. Deus só quer que eu me ajoelhe e reze todos os domingos, só isso. Tá bom! É aí que está para mim a diferença entre ter uma religião e ser cristão.

Quando nos preocupamos de verdade com esses "detalhes" não importa que religião seguimos, somos seguidores de Jesus. Estamos contribuindo com seu trabalho. Fazendo enfim o que Ele tão bem nos exemplificou. E olha que já faz mais de dois mil anos e colocamos muito pouco em prática ainda. Entretanto continuamos firmes na luta para vencer nossas paixões, não continuamos?.

Então, vamos parar com essa bobagem de preconceito? Nem santos nem macumbeiros, nem loucos. Somos cristãos como todos os outros: imperfeitos, mas com muita vontade e esforço de nos tornarmos pessoas melhores. Com pouca, muita ou nenhuma fé, mas com muita coragem para desbravar algumas vezes caminhos tortuosos e difíceis para finalmente entendermos o que é ter fé.

Por que criticar uma pessoa por ela apenas ter escolhido um caminho diferente do meu para encontrar Jesus? Somos na maioria cristãos, todos somos irmãos, somos seguidores de Jesus. Apenas escolhemos um outro caminho porque algumas coisas já não faziam sentido para nós. E não pensem que é fácil descobrir isso. Eu mesma algumas vezes já falei: pra quê eu quis saber tudo isso? Estava tão bom do jeito que estava... Como a maioria das pessoas também tenho uma má tendência para o comodismo.


Mesmo quem não é espírita, sugiro que leia o anexo e reflita. Claro que o objetivo não é mudar a religião de ninguém, nem acredito que um e-mail conseguiria isso, mas vale a reflexão para o seu credo, para analisar algumas coisas.

O autor do anexo dedicou essa mensagem a algumas pessoas importantes na sua vida. Eu vou pedir licença a ele publicamente para copiá-lo, e ainda que o texto não seja meu, dedico ele a todos os palestrantes de todas as casa espíritas do universo. Pessoas que dedicam sua vida a estudar muito, se privam de muitas coisas para isso, de família, lazer, ou descanso para dividir esse conhecimento com todos nós que vamos sedentos buscá-lo já mastigado.

Por que só para eles? Porque eles não recebem nenhum tipo de ajuda financeira para estarem lá. Claro que os maiores beneficiados são eles, mas vão também por amor a Jesus e a nós.

E em especial aos expositores da Casa de Scheilla, lugar que me fez tão bem, que me ajudou a me tornar alguém melhor, e que me ensinou o que é a vida. E que a justiça é o amor de Deus se cumprindo.


Obrigada mil vezes a todos vocês, que Jesus os abençoem e os protejam sempre.


Uma semana de boas reflexões, bons pensamentos, e alegria em nossos corações e rostos.

Nossa!! Eu escrevi demais!!! "Tô" terminando, calma.(rsss)

Que o amor de Jesus nos envolva ainda mais nessa época tão especial.
Por favor, fiquemos atentos para ajudar a quem quer que seja, em casa, na rua, na loja, na praça, no ônibus, no carro, não importa, a manifestação do amor pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer criatura de Deus: pessoa, animal, natureza.

Abraços a todos!
 
Maria Célia e Fernanda - Fiquei lisonjeda e muito feliz com o convite para fazer parte de um momento tão especial na família de vcs, porém, como infelizmente não possuo computador em csa só vi o convite hoje... Espero que tenha sido um momento de muita harmonia entre todos que aí estiveram. E muito obrigada mesmo por terem me incluído nessa celebração linda. Bjs! Adoro vcs!!
 
Márcia (sto. André) - Não esqueci de vc não, tá? Estou tentando conseguir uma maneira de pegar.


Ricardo Mansur – Obrigada por enviar tão linda mensagem. E com certeza, a Patrícia, a Gil, a Leca, também são pessoas dignas de admiração, porém estávamos ali sempre sem sentir dor nenhuma, muito diferente de você. Vc é muito especial!! Adoro vc!
 
 
 

TOQUES


"Para liderar o povo, ande atrás dele."
(Lao-tse)

"O pouco que sei devo-o à minha ignorância."
(Sacha Guitry)

"Um corpo em repouso tende a ficar em repouso!".
(Isaac Newton)

TOQUE BRAHMA KUMARIS

Paz
Antes de falar o que vêm à cabeça num momento de raiva, respire fundo e pense duas vezes; permita que suas palavras sejam suaves e seus argumento fortes. A linguagem da doçura e da leveza é importante para eliminar e reduzir as chances de provocar os outros. Você não pode se livrar da raiva em minutos; precisa ser paciente com você mesmo, controlar o primeiro impulso e esperar. A paz vem da observação da boa conduta e da vontade de evitar conflitos com a própria consciência. Lembre-se: uma mente calma não é apenas pacífica; ela é focada e auto-governada.

ASTRAL DO DIA

Hoje, a Lua transita pelo signo de Libra e estimula os trabalhos em parceria e os contatos sociais. Tudo o que for feito em dupla terá melhor qualidade. O desafio do dia fica por conta de certa rigidez mental, que pode ocasionar pensamentos estreitos e negativos. Por isso, apesar do estímulo para o convívio social a comunicação entre as pessoas pode ser um pouco difícil.
 
Nós, aqui na Terra, precisamos equilibrar estas contradições, pois não há um bom convívio sem uma boa comunicação. Sabemos que é importante expressar pensamentos e idéias, mas o mais importante é saber como expressá-los e também saber escutar o que o outro tem a nos dizer.
 
Pontos Fortes: Colaboração – Harmonia – Bom Senso.
Pontos Fracos: Indecisão – Insegurança – Frivolidade.
ASTRAL DO ANIVERSARIANTE


Os nascidos nesse dia têm grande capacidade para provocar reações nos outros, sobretudo devido a suas atitudes ousadas e perseverantes, assim como sua recusa em ceder. É difícil ou impossível para eles serem qualquer outra coisa que não eles mesmos.
Sua atitude mais freqüente é: "Sou assim mesmo, é pegar ou largar!". Necessitam muito de frivolidade, mas detestam o humor falso. Seu próprio senso de humor tem uma ponta de ironia.
Muitas vezes apresentam uma face séria para o mundo, acompanhada de uma postura reservada. Uma grande quantidade de trabalho pode ser necessária para quebrarem esse molde e se tornarem mais expressivos.

Pontos Fortes
: Profundo / Ousado / Indomável.
Pontos Fracos: Sofredor / Inescrutável / Sombrio.




 
Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário