terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AS 4 LEIS DA ESPIRITUALIDADE

 
Bom Dia!!!


surpreender – Resista ao impulso de dizer às pessoas como fazer algo. Diga o que precisa ser feito. Ela poderão surpreender com soluções criativas.
(Jackson Brown)


Nesse natal refleti sobre tanta coisa, observei tanta gente, conversei com outro tanto.

Há algum tempo venho me questionando porque essa tristeza que algumas pessoas sentem no natal. E entendi que é uma cobrança da nossa sociedade.

Desde muito cedo passam para a maioria de nós que natal é família reunida, ceia farta, muitos presentes, decoração da casa, roupa nova, árvore de natal e papai noel. Ou seja, se vc não tem algum desses itens acima está fora do natal, não existe natal para vc. A televisão contribui com suas chamadas para um outro tanto de coisa que vc deve fazer ou comprar para seu natal ser "o" natal.

Se vc mesmo trabalhando está passando por dificuldades financeiras e não vai conseguir comprar uma roupa nova, uma ceia decente (para dar inveja a quem vem a sua casa), alguns presentinhos, está longe de sua família,ou desempregado(a), infelizmente vc não tem natal. Vai ficar depressivo num canto.

Porque esse é o natal que aprendemos. Como diz aquele texto do Rubem Alves (nunca sei se é Ruben ou Rubem) o natal deveria ser comemorado de forma simples, como Jesus sempre foi.

Tudo bem que as coisas mudaram, mas algo não deveria mudar nunca, que é o nosso carinho e respeito pelo personagem principal dessa história: Jesus.
Mas para a maioria de nós haja festa, comida, bebida, presente, uma prece no meio para agradecer (e a consciência ficar mais tranquila) e depois a volta para farra. Nada contra, mas é esse o sentido do natal? Não seria como diz o texto do Rubem Alves, uma comemoração simples em respeito a Jesus, que aliás é o aniversariante?

Dessa forma como comemoramos o natal, com o passar do tempo realmente essa época pode ficar triste e sem graça porque só sabemos comemorar o natal com muita comida, presentes e toda família reunida. Não é o aniversário de Jesus, que que nos dá a oportunidade de reunir a família, fazer uma oração, repartir uma ceia simples e agradecer. É o papai noel, a árvore de natal, a ceia, a família, etc, que por acaso nos faz lembrar de Jesus.

Então como será quando um ente querido não estiver mais entre nós? E no ano em que não der para fazer uma ceia e comprar os presentes que queremos? Ai então não tem mais natal não é? Então ai haja depressão, choro, sensação de solidão, de que o mundo não é mais o mesmo. O natal fica sem graça, porque toda sua graça está na comida e no consumo.

Quando nos esforçarmos para entender o que é natal e o que ele significa de verdade, ao contrário, são essas coisas é que não terão mais valor.
Talvez também caia o número de casos de depressão nessa época. Porque nessas festas nós somos obrigados a estarmos felizes não é? Acho isso um peso tão grande para nós...

Um rapaz que pega ônibus comigo ficou perplexo quando eu disse que iria ficar em casa (eu moro sozinha) quietinha. Eu sou obrigada a ir para uma festa, ou fazer uma em minha casa? Eu tenho que viajar para algum lugar? Gente isso me irrita tanto. Só não dei uma reposta mal criada porque já estava com o espírito natalino, rsss.

Natal é uma celebração a Jesus. Uma data foi escolhida para seu lembrarmos seu nascimento. Não acho que ninguém deve parar de reunir a família, de dar presentes ou de fazer uma ceia, nada disso. É uma oportunidade de reunir parentes e amigos, fazer uma ceia, comemorar o nascimento de Jesus e agradecer. Só não acho que quem não pensa assim, ou não faz questão de nada disso deve ser crucificado, ou digno de pena por estar sozinho nessa data e nem que festas, comidas, bebidas e presentes devem ser o principal..

Conheço muita gente que passou o natal acompanhada(o), mas estava se sentindo só. Eu estava em paz, não me senti triste por não estar em uma ceia. Obviamente seria muito bom ter estado com minha família, mas saber que eles estão bem, para mim é o importante.

Não vou criticar quem faz tudo isso porque como eu disse é ainda muito forte dentro de nós, é uma tradição. Quando não há exageros, quando a simplicidade é está presente em tudo e os sentimentos estão conectados com o que é realmente importante é ótimo, mas para mim isso não tem mais importância.

Natal hoje para mim é reflexão, agradecimento, reconhecimento e simplicidade.
Tomara que com o passar do tempo as pessoas comecem a refletir se tudo isso é necessário mesmo. Se talvez uma ceia simples, uma reunião em família para uma prece, se possível um trabalho voluntário em família ou amigos nessa noite (em que há tantos sozinhos em orfanatos, asilos, nas ruas, em casas, hospitais) seria o melhor presente que Jesus gostaria de ganhar.

Nesse dia haverá mais gente feliz. Quem fazia suas festas irá descobrir que elas são legais, mas não são necessárias, quem não tinha festas vai descobrir que não precisa mais se sentir depressivo porque ter festa, ceia e presente não é obrigado para se ter um natal de paz e feliz.

Vamos descobrir e ensinar que no natal não é obrigatório estarmos felizes ou tristes, com a família ou sem, com ceia ou não, dar e ganhar presentes. Natal é um dia comum com a diferença de que tem alguém que amamos e que nos ama muito fazendo aniversário. E de presente Ele só espera nosso esforço diário de nos tornarmos seres melhores e capazes de gestos de generosidade que deixem esse planeta melhor e mais bonito.

No anexo tem uma mensagem muito, muito especial para todos nós. Mais um aprendizado, mais uma reflexão. Palavras de sabedoria que devem entrar e ficar em nossos corações. Com lições como essa, vamos nos esforçando para modificar o que podemos melhorar em nós.

Bjs!
Boas reflexões, bom dia.

Que Jesus fique conosco.
Que nos esforcemos para manter nossos pensamentos conectados com Ele.
Se tiver difícil, façamos uma prece sincera, se não tivermos forças para essa prece, procuremos um amigo, um livro, um e-mail, um site, mas façamos algo para que a vida também faça algo por nós.
Vigiemos e oremos.

Obs. Por alguns dias não sei se vou conseguir passar diariamente, e se passar vai ser bem rapidinho, só para desejar um bom dia e enviar uma mensagem.


 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 
.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário