quarta-feira, 5 de junho de 2013

"O UNIVERSO EM VOCÊ"


Bom Dia!!
Feliz Dia Novo!!!
 
 
Hoje – Dia Internacional da Ecologia
          Aniversário do Daniel – mód III – Parabéns Daniel!!!
 
 
Por falar em ecologia:
 
 
Fiquei muito feliz quando BH resolveu eliminar as sacolinhas de plástico do comércio, e mais ainda porque foi a primeira capital a fazer isso. Infelizmente na época escutei de algumas pessoas que isso estava errado.
 
1ª pessoa - Acho um absurdo. Os mercados não podem parar de fornecer e de graça. E ficou chocada quando perguntou minha opinião e eu dei. No que ela respondeu: - Então vc acha certo que uma pessoa pobre que quase não tem o que comer pague por uma sacolinha?
 
2ª pessoa – Não concordo com isso. E o plástico das embalagens de produtos? Tudo é plástico... Olha ao seu redor quanto plástico em tudo, por que tirar as sacolinhas? É bobagem, não vai adiantar nada. Eu perguntei: - Por que o senhor acha isso? Ele respondeu: - Tenho um mercadinho, e as pessoas compram menos coisas quando estão sem sacolas, estou tendo prejuízo. – Ah! Entendi. Até logo. Respondi.
 
Pois é nosso egoísmo, ganância e senso de justiça estão um tanto deturpados.
Falamos tanto em direitos, defendemos que os mais ricos paguem mais impostos, mas quando chega a vez do mais pobre pagar seus impostos nos doemos e queremos justificar essa isenção com justificativas não menos pobres.
 
Não importa se rico ou pobre, todos estamos no mesmo planeta e consumindo, concordo com outras exceções, mas com essa não. Quem consome deve cuidar do planeta do mesmo jeito. Quem compra em um mercado pode muito bem comprar uma sacolinha de pano por dois reais para colocar suas compras. Ou fazer em casa, antes todo mundo tinha por que agora não conseguem comprar? Vamos parar com essa coisa paternalista no mal sentido. As pessoas precisam de informação e de responsabilidades, só assim podem ajudar nosso planeta.
 
No caso do senhor, ele estava preocupado por que estava tendo prejuízo, não com o fato de proibir ou não as sacolinhas. Se ele começar a vender sacolas e tiver sucesso vai adorar a proibição, porque o que importa para ele nesse momento é o lucro, o agora. Esquece, não sabe ou não acredita, que todos voltamos de tempos em tempos aqui nesse planeta e vamos colher o que deixamos aqui.
 
Claro que ainda temos muito consumo de plásticos, mas precisava começar por alguma coisa, e como a sacolinha com certeza ganha essa corrida foi por ela que começou. Uma vez vi não Sem Censura uma nutricionista falando sobre os estudos que esse excesso de plástico pode causar a nós. O plástico que embala o pão de forma, o presunto, a carne, as verduras, etc. Com certeza isso também vai mudar um dia.
 
O que eu torço para que mude mais rápido é a consciência das pessoas, o acesso à informação, a vontade de ler e se informar, o cuidado com nosso planeta e com o próximo.
 
Que nesse dia refletimos sobre o que estamos fazendo para contribuir com a saúde desse planeta abençoado que se chama Terra.  
 
"A lição já sabemos de cor, só nos resta fazer"
Frase da música do Beto Guedes. Troquei o aprender pelo fazer.
 
 
 
No anexo uma mensagem de pura sabedoria (obrigada de novo Cida!!!Bjs!) e paz. Domingo na TV, um trecho do filme São Felipe de Nery onde um rapaz perguntava a ele: - Por que é tão difícil seguir o evangelho de Jesus? São Felipe respondia: - Porque é simples.
E é isso mesmo não é? Como nesse anexo, é tudo tão lindo, tão simples... Por que teimamos em ir pela outra porta em algumas ocasiões de nossa caminhada?
 
Uma ótima quarta para todos nós. Que a paz que tanto queremos e pedimos se inicie pelos nossos pensamentos no bem, e pelas nossas ações em prol da humanidade. Parece grandioso demais? Não, é só praticar a gentileza do dia-a-dia, não usar ou evitar sacolinhas, não desperdiçar, reciclar, sorrir, elogiar, compreender, ouvir... Viu só?
 
Que Jesus continue nos abençoando.
Bjs!
 
 
 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário