quarta-feira, 10 de março de 2010

A PRISÃO DE CADA UM

 

Corrigindo.

O que a idade não faz não é? Enviei o anexo errado, rsss... 

 

 

Bom Dia!!!!!

 

 

Hoje é Dia do Sogro

           Dia do Telefone

 

 

 

 

 

firmeza – "Sempre acreditei que as dificuldades desaparecem quando são enfrentadas com firmeza".

(Isaac Asimov)  Sem dúvida!

 

 

"Pede à banda pra tocar um dobrado, olha nós outra vez no picadeiro. Pede à banda pra tocar um dobrado, vamos dançar mais uma vez".

(Ivan Lins/ Victor Martins)

 

 

 

Sei que é estranho o título do e-mail. Quem é que "escolheria" viver em uma prisão? Infelizmente todos nós.

 

A cada decisão tomada por influência do orgulho, por exemplo, ao não perdoarmos ou não pedir perdão estaremos nos trancando em uma prisão talvez por um longo tempo, e remoendo sempre esse sentimento que nos impede de seguir em frente.

 

Cada um com suas paixões, seu comodismo, sua relutância em aceitar a responsabilidade de viver. E com isso todos nós vivemos presos porque assim queremos.

 

Muitas vezes eu mesma me perguntei o que eu fui fazer em uma casa espírita? Estava tão bem na minha vidinha acomodada. O mundo girando em torno de mim e eu achando que ele fazia sua obrigação. Acreditando mesmo que meus pensamentos, minhas ações, minhas escolhas afetavam só a mim, que minha única responsabilidade era cuidar de mim mesma, que eu não tinha nada a ver com os problemas do outro, muito menos com os problemas coletivos, mas claro, Deus tinha que fazer a parte Dele, e isso significava facilitar as coisas para mim. Ah! Doce ilusão!

 

Quer dizer, de doce mesmo não tinha nada, mas para nós humanos que adoramos a acomodação estava perfeito. Entretanto o que vemos como doce se torna muito amargo quando desperta em nós um sentimento de vazio. Fui criada na religião católica. Meus pais não eram de freqüentar missas, nunca obrigaram os filhos a seguir religião alguma.  Que cada um procurasse a que se sentisse melhor. Eu sempre tive um pé no espiritismo desde a infância, mesmo ainda não entendendo certas coisas. Aliás, hoje eu acredito que entendia as coisas, mas tinha a impressão de ter esquecido. Sabe quando toca uma música que desperta uma emoção antiga e você pensa: - Conheço essa música mas não lembrava mais dela. Era mais ou menos isso.

 

 

Parece que em um determinado período de nossas vidas dá um estalo, uma sensação de que não estamos fazendo o "dever de casa", de que com certeza não estamos aqui para cuidar apenas de nós ou dos nossos entes queridos, de estarmos desperdiçando uma vida, uma oportunidade preciosa de nos transformar e ajudar o universo. Pode parecer pretensão, mas não é. Podemos sim ajudar e muito o universo, o planeta, as pessoas e a natureza despertando para a verdade de que todos somos um. Pode ter mil pessoas fazendo algo que seja prejudicial, mas se eu não me permitir fazer parte desse grupo será uma a menos deixando de somar prejuízos e uma a mais contribuindo para o bem coletivo.

 

Nós reclamamos tanto, mas não fazemos nada para mudar o que nos incomoda, ou pior nem sequer admitimos que temos alguma culpa pelos atropelos da vida.

Preferimos deixar que a prisão do orgulho, do egoísmo, da preguiça, da posse, do ciúme, do desejo, da gula, e de todos os vícios nos aprisione. E não raramente ainda dizemos que a culpa não é nossa, sempre tem alguém ou um motivo que é o culpado pelas nossas imperfeições.

 

Ainda que tenha, (mas não tem!) se sabemos que isso nos prejudica porque não mudamos? Por que não seguimos aquela frase que diz "conheça a verdade e a verdade te libertará"? Acho que por alguns motivos:

 

  • Porque somos perfeitos, o outro é quem deve mudar;
  • Porque mudar dá trabalho;
  • Porque é difícil ter humildade e reconhecer nossas imperfeições;
  • Porque ainda não sabemos nos amar;
  • Porque o mundo é injusto conosco. Somos pobres vítimas;
  • Porque se mudarmos, muitas vezes não teremos mais uma "desculpa" para continuar sendo "a pobre coitada" e assim não chamaremos mais a atenção de quem queremos chamar. Ai, ai, ai, o que não faz a carência e a preguiça...
  • Porque não queremos mudar. Adoramos reclamar e bancar a vítima;
  • Porque se fulano não muda por que "eu" tenho que mudar?
  • Porque onde está Deus que não "arruma" as coisas para mim?

 

 

Sabe aqueles dias que acordamos angustiados, cansados e desesperançados? Quem sabe não é o ponto de partida para olharmos para trás e reconhecer nossas culpas e responsabilidades? Se as coisas não estão dando certo é porque estamos no caminho errado ou deixando de fazer algo, certo?

 

Entender que tudo o que acontece conosco é fruto do que plantamos hoje ou no passado, mesmo que inconscientemente, é uma excelente maneira de nos policiar para evitarmos problemas futuros.

 

Desejar com todo nosso coração iniciar o dia com uma vontade verdadeira de mudar, ficar atenta(o) em relação à nossas ações, não deixando que elas atrapalhem ou prejudiquem quem está ao nosso lado irá nos proporcionar a colheita dos frutos que tanto queremos a partir de já! É uma excelente maneira de deixar o caminho mais limpo e iluminado para que o amparo que tanto rogamos a Deus chegue até nós.

 

 

Ninguém fará essa mudança por nós. Jesus já veio e fez a parte Dele, nos ensinou tudo (com exemplos, não foi com palavras) o que precisamos para sermos livres e felizes.

Claro que tudo o que pedimos Deus nos concede, porém na medida do que realmente necessitamos e do nosso merecimento. Se eu quero muito algo mas não faço nada para consegui-lo não adianta eu pedir todas a s noites a Deus que me ajude se eu não me ajudo, ou não ajudo Deus a me ajudar. Nada vem de graça.

 

Uma vez um palestrante disse que nós só temos filhos porque o contato natural para que eles sejam concebidos nos dá prazer, porque se não desse não faríamos. E acho que ele tem razão. Estamos muito condicionados ao prazer. Tanto que não queremos nem pensar no que nos será cobrado por termos destruído o corpo físico perfeito que nos foi dado com cigarros, bebidas, comida demais, noites sem dormir, maus pensamentos, etc... Só queremos saber do prazer que essas coisas nos trazem hoje, agora. As conseqüências ficam para depois, e assim vamos nos trancafiando em nossas prisões.

 

Então em qual prisão estamos nos jogando? Como diz aquela música: "qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz"? Porque algumas atitudes nossas parecem demonstrar que não queremos a paz? Que escravidão é essa que nos colocamos?

 

 

Vamos nos lembrar de pedir a Deus todas as noites em nossas preces, que nos ajude onde ainda somos tão fracos, que nos ajude a nos libertar dessas paixões  que tanto mal nos fazem. Será que não queremos ser livres?

 

 Vamos abrir nossas mentes e corações para a luz, para o conhecimento que dará a nós, as chaves de todas essas prisões que nos permitimos entrar. Ser livre é não ter medo de nós mesmos. Amar-nos é ter a certeza de que não faremos nada para prejudicar nosso corpo físico, mental e espiritual. É acreditar que o maior presente que Deus pode nos dar é a liberdade, e esse presente é tão especial que Ele não interfere em nada. Só a conquistaremos por nossos próprios méritos.

 

E ao conseguir, que orgulho será para nós não é? Não o orgulho da vaidade, mas o orgulho da nossa própria superação. Que alegria descobrir o quanto somos fortes quando queremos realmente usar essa força. Saber que erramos, buscamos conhecimento, persistimos e depois de tanta luta conosco mesmo conseguimos vencer. Descobrimos o bem que faz a disciplina e que o verdadeiro prazer está em ser livre dos prazeres que não nos fazem bem algum..

 

Sem falar na alegria que sentirão as pessoas que nos amam aqui ou no plano espiritual. E o exemplo que deixamos para que outras pessoas sintam-se estimuladas a também fazer sua reforma íntima para conseguir essa conquista? E os sorrisos que sairemos a distribuir junto com a alegria, e a fé por onde passarmos? Não tem uma oração que diz em um trecho "que todos que se aproximarem de mim sintam a Tua presença"? Estamos esperando o quê para emanar essa presença divina?

 

 

 

Que nós reflitamos em qual prisão estamos e se já não passamos tempo suficiente nelas. Acho que está na hora de parar de sofrer pelos mesmos motivos não é? É chegada a hora de querer a luz, a alegria da liberdade e a presença de Jesus dentro de nós.

 

Uma quarta de muita paz para nós. Que façamos desse dia, um dia de reflexões sérias, importantes e inadiáveis em favor de nossa felicidade.

 

Bjs!

 

 


 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
   Cacique Sioux 
 
   Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.
   Por favor, cuide de nosso planeta!
   Alda
 
   http://tododiatemumbem.blogspot.com
 

 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

  1. Interessante, comigo também acontece isto: Conheci a Doutrina Espírita quando tinha 20 anos. Até então , era católica. Mas para mim, não houve novidade!! houve, acredito eu, um reencontro com o meu conhecimento!! Eu já sabia, só relembrei!! Agora quando e onde adquiri estes conhecimentos, se foi na vida Espiritual ou em outra encarnação, não sei!!
    Ah, ganhei hoje do Elder o DVD Irmão Sol, Irmã Lua. Adorei!! Logo vou assistir!!
    O do Paulo de Tarso já está esgotado nas Lojas Americanas!! Fica pra próxima!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir