quinta-feira, 3 de março de 2011

SEGREDO DA VIDA

Bom Dia!!!

 

 

lendas – "Contos de fadas não dizem às crianças que dragões existem. Crianças já sabem que dragões existem. Contos de fadas dizem às crianças que dragões podem ser mortos."

(Chesterton)

 


 

FRASE MUSICAL

"Com a corda mi do meu cavaquinho fiz uma aliança pra ela, prova de carinho" .
(Adoniran Barbosa/Hervé Cordovil)



 

 

Dias gostosos de chuva aqui em BH... 

A temperatura caiu um pouquinho, mas ainda faz calor.

 

Essa semana depois da aula do módulo I meu colega de coordenação veio falar para mim sobre duas pessoas que queriam entrar na sala de qualquer jeito para assistir às aulas, sem mesmo saber se haviam feito inscrição para segunda-feira.

 

As inscrições para todos os módulos foram abertas em janeiro e divulgadíssimas, mas sempre tem aqueles que não fazem porque não acreditam que elas irão se esgotar. Para nossa surpresa esse ano as vagas para o módulo I se esgotaram no segundo dia. Ainda assim, devido à procura, foi aberta uma nova turma para os sábados.

 

E esse meu colega me contou que pediu desculpas para essas duas pessoas. Só que em minha opinião pedir desculpas toda hora fica a impressão de que estamos errando a toda hora. Acho que todos nós temos responsabilidades e devemos tratar melhor o que é prioridade para nós.

 

Não estou julgando, mas já ouvi tanta coisa absurda para justificar a ausência da pessoa na época das inscrições que realmente não acho que deva pedir desculpas a ninguém. O máximo que chego a falar é: sinto muito, agora só no ano que vem.

 

Teve uma pessoa que quando eu sugeri que viesse aos sábados que  surgissem vagas na segunda eu a avisaria, ela só faltou me dizer que aos sábados não pode porque perde a novela! Não foi isso, mas foi tão vazio quanto.

 

Tudo bem se ela está no tempo das novelas, se é para ela uma prioridade, ok. Cada um no seu tempo. Se para ela isso é mais importante do que aprender sobre Jesus, Deus, suas leis e sobre a filosofia Espírita, quem sou eu para lhe contestar? Agora eu vou pedir desculpas? Ah, não estou nessa santidade toda não.

 

Acredito que algumas vezes precisamos ouvir certas coisas para despertar. Ser Espírita não é ser "bonzinho", é ser simplesmente bom. Dizer não faz parte da vida assim como ouvir. Quantas vezes precisei ouvir palavras ríspidas de alguém para "acordar" para vida?

 

Somos humanos, acomodados e cheios de imperfeições. E se para piorar ainda encontrarmos pessoas que passem a mão em nossas cabeças...

Imagina eu dizer para alguém que o problema não foi ela não ter feito a inscrição no prazo certo e ter procurado na última hora, mas sim da Casa Espírita que não tem salas suficientes para todos? Como vamos descobrir nossas falhas e compreender que estamos estacionados no caminho errado se a cada falha nossa encontramos alguém que nos isenta dela e  justifica nossos erros?

 

Lembro que uma amiga de minha irmã escreveu em seu blog um dia que escutou palavras ásperas de uma colega de trabalho sobre seu peso. Será que ess rispidez não a fez mudar em alguma coisa? Porque nossos amigos sempre nos falam de uma forma tão carinhosa, tão gentil, que no minuto seguinte já nos esquecemos do que precisamos e queremos fazer.

 

Fazer algo (mesmo quando queremos)  que exige de nós mudanças fortes não é fácil, então acredito que de vez em quando é bom alguém falar conosco de uma forma mais rígida para que assim possamos realmente pensar de uma outra forma e agir em busca do que queremos.

 

Amigos falam a verdade sim, mas sempre de maneira sutil, carinhosa. Isso nos faz sentirmos amados naquele momento, e como é algo difícil de fazer (como emagrecer, por exemplo, eu que o diga!) deixamos para lá, somos aceitos e amados como somos pra quê mudar então? Porém nos esquecemos que essas pessoas não vão estar ao nosso lado 24 horas por dia para nos dar essa segurança. Então tenho que ser honesta comigo mesma e avaliar se quero realmente mudar algo ou se me aceito como sou. Caso as críticas dos outros não me atinjam é porque estou ótima comigo mesma e pronto, ta resolvido.

 

Penso que dizer e ouvir um não faz parte das nossas experiências e conseqüentemente do nosso amadurecimento. Claro que tudo tem o jeito de falar, mas de repente é a pior maneira que escutamos que nos faz reagir e buscar o que queremos.

 

Não estou aqui criticando meu colega (apenas pensamos diferente) ou dizendo que eu seja mal-educada com quem quer estudar e perdeu a oportunidade. Sei que existem casos e casos. Mas também não acho que tenha que me desculpar por isso.

 

Afinal as inscrições foram abertas, divulgadas insistentemente de várias formas e por vários dias. E eu e outros colegas fomos lá durante uma semana das 19:30 às 21:00 só para fazermos essas inscrições. Mesmo depois de encerradas tivemos o carinho de ficarmos lá especialmente para orientar o que poderia ser feito. Então fico em paz e à vontade para dizer apenas: infelizmente só no ano que vem.

 

Cada um é livre para fazer suas escolhas, mas ninguém deve nem pode culpar o outro por ter feito a escolha errada. Isso serve para todos nós em vários momentos de nossas vidas. Fiquemos atentos ao que estamos dando prioridade para no futuro não culparmos o outro por nossas escolhas infelizes.

 

A felicidade é composta de muitas coisas e entre elas estão nossas escolhas.

No anexo tem outros segredinhos valiosos que também contribuem para sermos  ainda mais felizes.

 

Quer outro segredo? Cuide dos seus pensamentos. Não os deixem ir para as zonas inferiores. Faça sua prece com o coração, sem palavras decoradas. Converse com Deus, seja em agradecimento ou em um pedido. Não é necessário fazermos preces 24 horas por dia. A prece também está em uma boa ação, em pensamentos bons enviados a quem precisa ou a toda a humanidade, no trabalho bem realizado, numa música bonita que cantamos, no sorriso que damos ao outro, em nosso esforço sincero de sermos hoje melhores que ontem, mas não melhores que amanhã.

 

Bjs!

 

Tata! O que vc anda aprontando???

 

Flávia Del Rio... preciso pedir de novo? rsss... Tanta coisa legal tem te acontecido para escrever lá... Bjs!

 

Cristina Gamba - Seu blog está uma delícia! Bjs!

 

Tata - O seu também!

 

Valéria - Fiquei tão feliz em saber que já está atendendo como cromoterapeuta! Parabéns!! Que vc ajude muitas pessoas com esse trabalho gostoso! Bjs!

 

Mirele - quer saber? Estou torcendo para que vc seja demitida. Só assim vai em busca do que vc quer. Tomara que isso aconteça! Bjs!

 

Rodrigo - Pára de me enganar e de me fazer passar vontade que vc nem foi pescar que eu sei... rsss... Encontrei a Talita e ela me falou tolinho. Abraço!

 

Igor - Eu passei sua sugestão para a Enilda, mas é um processo longo. Depende muito do estatuto da casa, da aprovação etc... Abraço.

 

 


TOQUES

 
 

"Nunca se esqueça que apenas os peixes mortos nadam a favor da corrente."
(Malcolm Muggeridge)

   

"O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento".
(John Kennedy)

 

"Heroísmo é a perseverança por um momento a mais".
(George Kennan)

 

 

 

TOQUE BRAHMA KUMARIS

Contentamento

Sua paz e sua aceitação são como duas cores primárias que, quando misturadas, se transformam em contentamento. E, quando você está contente com você e com o mundo, é capaz de manter toda a paciência do mundo. Essa quietude não é passiva nem submissa, mas alerta e disponível. É ela que o torna capaz de ouvir e sentir toda a sabedoria que vem da verdade que mora em seu coração. É ela quem lhe dá a certeza de que tudo está bem e que tudo será bom. Sua fé na vida emerge como uma sabedoria intuitiva, ou seja, no fundo você sabe que tudo acontece exatamente como deveria.

 

(por Brahma Kumaris)

 

 

" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.
Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário