terça-feira, 29 de junho de 2010

FARDOS INÚTEIS

Bom Dia!!! E QUE DIA LIN-DO!!!

 

 

persistência - "A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum".

(Dale Carnegie)

 

 

 "O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer".

(Carta de Paulo Apóstolo – música: Renato Russo)

 

 

Semana passada tivemos outra palestra com o Marco Aurélio e foi muito legal.

 

Ele nos falou das três fases do amor:

 

Eros – Que vai fazer muita gente se lembrar da mitologia grega, o deus do amor.

Esse é um amor que vem mais da paixão, da posse. Não existem pessoas que por um cargo, um bem material ou sentindo-se dona (o) de outro ser humano fazem absolutamente tudo, sem se importar se estão magoando, prejudicando, saindo fora da lei, mentindo, e outras coisas mais só para obter o que quer? Pois é. É essa fase que já passou da hora de entendermos que nada disso significa amor. É vaidade, egoísmo, doença do espírito, qualquer outra coisa, menos amor.

 

Filia/Filos - Acho que esse é o amor que a maioria de nós sentimos ainda. Sabe aquela mãe que vive dizendo: - É isso que eu recebo? Me sacrifiquei a vida toda, vivi para você e é assim que vc me retribui? Isso também não é o amor. Está repleto de egoísmo não é? É um amor condicional, funciona sob condições.

O Marco Aurélio ainda deu um exemplo de um casal que vivia declarando um ao outro o quanto se amavam. Até que um dia um dos dois diz que está apaixonado (a) por outro (a). A outra parte responde imediatamente que o (a) odeia, que é para sumir da sua vida para sempre. Isso era amor?

 

Ágape - Esse é o amor que todos nós queremos e iremos sentir um dia. O amor que é incondicional, sem reservas, sem imposições, sem medo, sem trocas, sem espera de retorno, sem expectativas. Quem consegue amar assim separa a pessoa de suas ações. Não critica, não julga. No máximo pode orientar. Não nutre nenhum sentimento de mágoa pelas outras pessoas independente do que elas façam. Sabe e respeita o tempo de cada um, pois não esquece que também teve o seu.

 

A essa altura um colega perguntou o que fazer quando uma pessoa nos faz mal repetidas vezes. O expositor respondeu que devemos nos esforçar para não deixar que a mágoa se instale e esquecer, não a pessoa, mas o mal que ela nos fez. Devemos deixar que o universo se encarregue de instruir essa pessoa, pelo amor ou pela dor, ela ainda terá a oportunidade de escolher. Devemos preferir sempre ser a vítima que o algoz. SEMPRE!!

 

Claro que dependendo do que alguém nos fez podemos e devemos evitar que isso ocorra novamente de várias formas. As pessoas só fazem conosco o que deixamos que elas façam não é verdade? Mas a mágoa só faz mal a nós mesmos.

 

Não lembro quem foi o palestrante que disse que todas as vezes que nos lembramos de alguém que nos fez mal é como se tomássemos o veneno e quiséssemos que esse alguém morresse. Não é uma lógica perfeita? Ao relembrarmos sofremos, adoecemos, nos envenenamos de raiva, ódio ou desejo de vingança, e acreditamos que estamos fazendo mal para o outro que seguiu sua vida e talvez nem se lembre de nós. Quem está se envenenando?  Que falta de amor por nós mesmos...

 

Amar é dar liberdade não é? É orientar, proteger e deixar livre. Complicado? Para maioria de nós sim.

Porque queremos que as pessoas raciocinem como nós, tomem as decisões que nós tomaríamos, tenham os mesmos valores nossos, enxerguem as coisas como nós enxergamos,doem o que nós doamos, que dêem importância ao que damos, que não gostem do que não gostamos, que tenham os mesmos sonhos, objetivos, ou seja: siga-me porque eu sou a verdade. Só do meu jeito dará certo, só o meu jeito é certo.

 

Claro que não dá pra ser assim. Cada um de nós (apesar de todos sermos um só) temos nossa essência, nossa individualidade, e não respeitar isso é sinal de que ainda não compreendemos o que é amar. E eu disse não compreendemos e não que não sabemos. Porque antes de praticar é necessário entender não é? E muitos de nós sequer consegue compreender e  aceitar o que é o amor incondicional, quem dirá colocá-lo em prática.

 

E mesmo que não esperemos que o outro seja  e pense como nós, queremos que ele seja perfeito. Queremos o mundo perfeito, o trabalho perfeito, o casamento perfeito, o filho perfeito, a vida perfeita. Não queremos "trabalho", não queremos mudanças, nada que nos tire de nossa cômoda rotina. E assim, sem nos dar conta de que é exatamente no "trabalho" e nas mudanças que estão nossas oportunidades de evoluir vamos deixando-as escapar.

 

Queremos do outro, mas e nós? Como anda nossa escala evolutiva?

Quanto temos nos esforçado para abandonarmos hábitos e adquirirmos virtudes? Talvez muito pouco, entretanto exigimos que as pessoas façam isso do dia para noite.

 

Sei que para a maioria de nós ao lermos ou escutarmos algo sobre o verdadeiro amor, tenderemos a achar que amar é se humilhar ou não se valorizar. Porém quando amamos incondicionalmente nada nos humilha. Só nos sentimos assim porque ainda há muita vaidade, egoísmo e orgulho dentro de nós, e se tampouco admitimos ter esses sentimentos, como poderemos nos abrir para querer conhecer o amor?

 

Jesus não nos pediu que perdoássemos setenta vezes sete? Pois é. Deve ter sido porque Ele sabia que ainda não sabíamos amar. Porque quem ama não se sente ofendido nunca, portanto, não precisa perdoar ninguém.

 

Ainda temos um mundo de coisas para aprender. Então aqui vão algumas coisas que aprendi, que tenho me esforçado muito para colocar em prática e que tem me ajudado de verdade:

 

- As palavras que a Maria Célia sempre diz. "É necessário esvaziar o copo para dar espaço ao novo". É necessário abrirmos nossa mente para mudar o resto. Precisamos jogar o que achamos que não nos serve mais, o que não faz mais sentido, o que não tem lógica. O que chega a substimar nossa inteligência. Geralmente é o que está nos impedindo de avançar.

 

-  Orai e vigiai. Cuide de seus pensamentos. Somos o que pensamos.Atraimos pessoas encarnadas ou não, que estão no mesmo círculo vibratório. Depois não reclama do desânimo, cansaço, pensamentos pesados...

 

- Não perca absolutamente nenhuma oportunidade de fazer uma gentileza por menor que ela seja. Ajude sempre a todos, de preferência sem esperar que eles peçam.Mas também não é pra fazer o trabalho de ninguém, é  "a-ju-dar"  e não  "fa-zer".

 

- Se coloque no lugar do outro SEMPRE! Isso vai nos ajudar a não julgar.

 

Como disse temos muito o que aprender. Não precisa pressa, mas é necessário que não percamos tempo, que não estacionemos. Vamos em busca de conhecimento, de nos auto-conhecer e assim cuidar de nós para que não soframos desnecessariamente. Como sabemos a dor é necessária, o sofrimento opcional. Aprendendo a cuidar de nós aprenderemos simultaneamente a amar ao próximo. E podemos sim até evitar algumas dores se tivermos o conhecimento e a prática do amor em nossas mentes, ações e reações.

 

Sim temos a eternidade, mas essa reencarnação tem tempo contado e arrependimento é algo que pode nos atrasar ainda mais do outro lado. E não  queremos nos afastar de tanta gente que amamos e ficar para trás.Queremos?

 

Então que a gente ame do modo que sabemos hoje amar, mas que a cada oportunidade nos esforcemos um pouco mais para que nossa tolerância e compaixão venham e fiquem acima de tudo sempre, nos fortalecendo,  felicitando e nos deixando mais pertinho de Deus!!

 

No anexo tem uma mensagem que fala sobre tudo o que carregamos desnecessariamente, que nos faz sofrer, mas insistimos em carregar para fazermos papel de vítima e reclamar, jogando para o outro nossas responsabilidades ou a culpa de algo não ter acontecido como planejamos.

 

Quão leve e feliz será nosso caminho se estivermos dispostos a nos desprender dessas lembranças e viver o hoje com plena consciência e em prol da construção  cuidadosa de um futuro de alegrias, boas lembranças e paz.

 

Que jogo legal o Brasil fez ontem não é? Esse valeu a pena assistir. Que os próximos sejam cada vez melhores!

 

E alguém reparou no céu divino ontem à noite? Tava lindo!!

 

Bjs cheios de amor!!!

 

Flávia Pessoa:até que enfim vc apareceu. Tudo bom mocinha? Estou com saudades. E nosso cinema? Bjs!

 

Cintya!! Kd você????????????????´

 

Lívia: Precisando de algo, estou aqui viu?

 

Tata: eu perdi o e-mail que vc enviou com o e-mail da sua amiga para incluir no meu... Passa de novo? Bjs!!

 

Ricardo Mansur!! Vc e a Tata me fazendo vontade de bolo de cenoura... ai, ai, ai. Vou ser obrigada a fazer esse fim de semana, e só de raiva não vou dar para ninguém. Nem adianta pedir!!! Rss....

 

 

 

Ah! Meninas, sabe o que meu amigo Ricardo Mansur me enviou por e-mail quando eu disse que a Leca ficou noiva?  - Que felizardo! Não precisa mais comprar presente no dia dos namorados. É mole? E quando eu envio um e-mail falando de homens algumas mulheres ainda me respodem: - Coitadinhos, Alda!

Coitadinhos?Humpf!

Brincadeirinha.Bjs!

 

 

 

 

 

 


 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
   Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.
Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 
 

 

Um comentário: