sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SOMOS AMIGOS DE NÓS MESMOS?


Bom Dia!!!

Feliz Dia Novo!!!
 
Hoje é Dia de Reis

atenção – " A cada novo dia, a cada momento, temos à nossa disposição a maravilhosa possibilidade do encontro, que traz em si infinitas possibilidades. Precisamos apenas estar atentos."
(Paulo Coelho) Concordo plenamente!!


FRASE MUSICAL

"O pôr-do-sol vai renovar brilhar de novo o seu sorriso,e libertar da areia preta e do arco-íris cor de sangue, cor de sangue, cor de sangue...".
(Luiz Melodia)





No anexo tem uma mensagem muito boa para reflexão (obrigada por ter enviado Valéria. Bjs) sobre felicidade. Se fizermos essa pergunta para algumas pessoas teremos as mais variadas respostas não é? Pode ser a conquista de coisas materiais, saúde, um amor, um curso, uma viagem, um determinado trabalho, ter um filho, etc.

O certo é que cada um tem sua ideia de felicidade e todas devem ser respeitadas. Por isso não dá para sair classificando as pessoas de felizes ou não, pois cada um no seu canto é que sabe se está ou não feliz e o que pode ou não trazer ou tirar sua felicidade. Pretensão nossa achar que fulano é feliz ou infeliz pelo que conseguimos ver. Felicidade é algo muito particular não é?

E sendo assim, vamos em busca da nossa? Seja ela da maneira que for apenas nós somos responsáveis por conquistá-la e mais importante: mantê-la. Um bem material, uma conquista, um amor, um filho, tudo isso pode com certeza nos trazer felicidade, porém é manter isso que vai dar continuidade a essa felicidade. E manter relacionamentos é uma arte não é? Porque no início tudo parece perfeito, é o tempo que vai mostrar que para manter essa felicidade é preciso o cultivo do afeto e da compreensão. Vai ser preciso tolerância com as imperfeições de um colega do trabalho que tanto desejamos, ou do amor que conquistamos, dos filhos que crescem e que vão exigir paciência dobrada, de um bem que vai exigir cuidados sempre.

Não importa o que acreditamos que trará felicidade, tudo exigirá de nós dedicação diária.

Se nosso desejo esse ano é sermos mais pacientes, será enviado para nós pessoas e situações difíceis. Ora, não é o que estamos pedindo? Como conquistar paciência sem problemas, sem exercitá-la? Pedimos paciência mas ao esbarrarmos com algo ou alguém difícil reclamamos... Essa é a hora de pormos em prática a paciência. Só vamos adquirir assim, no treinamento diário com o quê nos "tira" a própria.

Esse é outro erro comum. Falamos com frequência: perdi a paciência. Quem tem paciência não perde. Paciência não é algo que pedimos, é algo que conquistamos com muita sabedoria e treinamento. E quando adquirimos essa virtude de verdade, nada nem ninguém a tira de nós.

Então para conquistarmos a tão sonhada paz ou felicidade é bom prestarmos atenção no que estamos pedindo e no que estamos recebendo. Algumas vezes não vem pronto o que queremos. Estamos recebendo o que com nosso esforço se transformará em novas virtudes, e consequentemente num modo mais saudável de viver a vida. Viver sem irritação, stress, mal humor, raiva, mágoa, não é viver mais feliz? A maioria de nós não sonha com uma vida mais tranquila? Difícil é entender que só nós, com nossa vontade sincera e muito esforço, é que podemos mudar isso.

Só depende de nós escolher o que pode ser mais difícil no início, mas é o que nos fará mais felizes e leves eternamente.

Eu aprendi que o que me faz feliz está dentro de mim. Aprendi isso quando ao chegar com uma roupa nova em casa aquela "euforia" passava rapidamente. E pior, deixava no seu lugar um sentimento ruim de vazio. Entendi que o que eu estava procurando era algo muito maior. Não, minha felicidade não estava numa roupa nova, em um namorado, numa conquista material, ou nas mãos de qualquer pessoa. Graças a Deus!! Deus é tão justo que não põe na mão do outro a minha felicidade. Não é o outro quem decide se serei ou não feliz. Ele dá para mim a decisão de me fazer ou não feliz. Só eu tenho esse poder.


Para mim, buscar felicidade em futilidades era uma tentativa desesperada de enganar a mim mesma e de adiar o que na verdade eu já sabia que seria o único modo de entender e encontrar o que seria felicidade para mim. Porque o que eu buscava iria me incomodar e até dor muito.

Por que? Porque tem coisa melhor do que comodismo? Entender que minha felicidade depende da felicidade do outro é fácil? E o meu egoísmo?

Entendi porque tanta gente vai para o caminho das drogas. E gente bem financeiramente principalmente. Porque uma hora o "vazio" chega. O vazio que dinheiro algum preenche, porque é o vazio espiritual.

E se não temos uma boa base familiar, se nossos pais são aqueles que enchem seus filhos de cursos para diminuir o peso da consciência por não terem tempo de conhecer o próprio filho, fatalmente é para as drogas que seus filhos irão correr.
É ela quem os ajudará a "fugir" da dor de viver uma vida vazia, sem valores, sem amor, sem exemplos que possam seguir com segurança.

Então felicidade está também na maneira como enxergamos a vida, o sentido dela, o outro, a família, o trabalho, a nossa espiritualidade não importa qual religião temos ou se temos alguma.

Felicidade para mim é igual a sabedoria. Cada dia conquistamos um pouquinho, mas só irá nos fazer bem se sair da mente e for para o coração, para os lábios, para as mãos. Felicidade é me sentir útil, e diminuir o sofrimento do outro, é pensar que Jesus está feliz comigo por ver lá decima que eu erro muuuuito, mas que me esforço todos os dias para "amar ao próximo como a mim mesmo, e a Deus sobre todas as coisas". Consciência tranquila para mim hoje é uma boa parte da felicidade que quero para mim, porque isso inclui não deixar passar oportunidades de ajudar ou diminuir a dor do outro, seja lá como for. Essa ação me tira do comodismo, diminui meu egoísmo.

E assim vou treinando para me libertar a cada dia um pouquinho das maiores chagas da humanidade: egoísmo e vaidade.

Vamos treinar juntos? Vamos ser mais amigos de nós mesmos, e nos cuidar melhor? Cuidar para que nossa colheita seja mais suave?
Assim ajudamos um ao outro.


Que nossa paza hoje, seja do tamanho que nós queiramos.
Um dia de trabalho edificante, de sorrisos e gentilezas distribuidos e recebidos.

Bjs!
 
O sol está aparecendo, mas ainda não sionto firmeza não...

Luciana (GO)_ Adorei a escolha do "funcionário do mês" para BH como S. Pedro, rsss. Ele merece mesmo, trabalhou demais esse mês rsss. Bjs!


Floripes – Vou passar os e-mails no sábado para todos abrirem.

Érica – Foi muito bom conversar com vc. Obrigada pela companhia. Bjs!

Roseane – Vou passar um e-mail para vc e para a Érica, com os dados do módulo tá? Fiquei muito feliz!! Bjs!


TOQUES


"Nunca lhe dão um desejo, sem tambem lhe darem o poder de realiza-lo"
(Richard Bach)

"O tempo é a coisa mais valiosa que o homem pode gastar".
(Laercio Diogenes)

"Uma longa viagem, começa com um unico passo".
(Lao Tse)


TOQUE BRAHMA KUMARIS

Bênção
Empacote suas fraquezas e considere apenas a sua bondade. Deixe o passado ser passado; deixe esse momento ser verdadeiro. Lembre-se, o perdão é o curador; é ele quem restaura um coração partido e resgata um sonho perdido. Deixe que seus olhos sejam tão luminosos quanto um farol, e que suas palavras sejam tão fortes quando o amor contido nelas. Encare os seus medos com um sorriso; assim, suas lágrimas se tornarão diamantes e o caminho que você percorrer se cobrirá de ouro.


ASTRAL DO DIA

O astral de hoje tem um quê de duplicidade, dubiedade e mutabilidade. Como uma faca de dois gumes, o mais importante é saber conduzir este dia com habilidade e destreza.
 
A comunicação é uma boa aliada para resolver questões difíceis, superar tensões e chegar a acordos. Mas também pode ser ótima disseminadora de falsas informações e dados equivocados. Isto pode acabar gerando situações desagradáveis e problemas para a vida profissional e pessoal. Portanto, fique atento e não se envolva em qualquer conversa.
 
Pontos Fortes: Versatilidade – Agilidade – Improvisação.
Pontos Fracos: Dispersão – Inconstância – Enganação.

Astral do aniversariante:
Os capricornianos desse dia estão sempre provando para si e para os outros o que há de verdadeiro em qualquer situação. A ânsia de dar sentido para a vida pode manifestar-se de muitas maneiras: desde especulações filosóficas a uma busca simples da melhor forma de viver. Corajosos, enfrentam o perigo. Podem ser vistos como fora da realidade ou ingênuos, mas encontrarão em seu próprio tempo, através da experiência ou do estudo, aquilo que é mais adequado para dedicarem-se à vida.
Pontos Fortes: Leal / Compreensivo / Investigador.
Pontos Fracos: Ingênuo / Fora da Realidade / Auto-Sacrificado.

Achei legal isso:



 
No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis – a data em que os três Reis Magos, chegaram a Belém trazendo seus presentes – ouro, incenso e mirra – para o Menino Jesus. Em função disso em alguns países a troca de presentes é feita nesse dia, e não no Natal.
Montados em seus camelos, atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, para chegarem à Judéia. O velho europeu Melchior, o jovem africano Baltazar e o asiático Gaspar avistaram a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis.

Ao chegarem no presépio, ajoelharam-se para saudar Jesus. Melchior entregou ao menino, ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar aos deuses. E Baltazar ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar. Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).

Hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que desmontamos a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.
Os pesquisadores admitem que após várias andanças, inclusive pela Pérsia, Constantinopla e Milão, as relíquias dos Reis Magos se encontram, nos dias atuais, na Catedral de Colônia, na República Federal da Alemanha.
No Brasil, as primeiras imagens dos Reis Magos chegaram de Portugal, em 1752, destinadas ao Forte dos Reis Magos, no Rio Grande do Norte.

Rituais

É comum as pessoas prepararem um ritual para o Dia de Reis

Há quem tome um banho especial com sais de banho, óleos, ervas e perfumes e deixa a água do chuveiro cair para tirar as coisas negativas e lavar a alma.

Faça uma lista de qualidades que admira.
Cada uma deve ser definida em uma só palavra.
Alguns exemplos: "determinação", "coragem", "fé", "criatividade", "intuição", "honestidade" .
Depois, recorte pedaços iguais de cartolina ou qualquer papel mais duro, no mesmo número que o de palavras que você colocou em sua lista.
Escreva uma palavra em cada pedaço de papel. Com isso, você terá o seu próprio baralho de palavras-chave.
Utilize um baralho assim para retirar uma carta todas as semanas e trabalhar uma qualidade que desejo desenvolver.
Com o baralho pronto, faça uma meditação. Visualize os Reis Magos chegando e lhe dizendo para retirar três cartas que serão os dons que eles lhe darão neste ano. Retire três cartas do baralho. A seguir, anote que cartas retirou e que associações você faz entre cada uma das cartas e seu momento de vida atual.
Guarde essas anotações e as consulte de vez em quando durante o ano – você poderá ter bons insights.

Uma outra alternativa é a visita dos Reis:
Se você tem facilidade para fazer exercícios de imaginação ativa, faça uma meditação em que se vê presente na manjedoura.
Sentado, com as costas eretas mas sem tensão, respire profundamente até se sentir relaxado. A seguir, se veja na manjedoura, observando Nossa Senhora cuidando do Menino Jesus. Veja os Três Reis chegando e entregando os presentes do Menino Jesus. Procure visualizar tudo em detalhes, sentir os cheiros, o ambiente, ver as cores, os objetos.
Depois de entregarem os presentes, os Reis Magos percebem a sua discreta presença em um canto. Eles se dirigem a você.
Um deles diz também trouxeram presentes para você – podem ser informações, insights, dons, deixe que sua imaginação conduza a meditação daí para a frente.
Escute atentamente o que eles lhe dizem e preste atenção no que fazem.
Ao final, agradeça e respirando lentamente volte ao estado desperto.
A seguir anote tudo – e como no caso anterior guarde as anotações.

Os dons multiplicados
:
Tudo o que recebemos é para ser compartilhado. Assim, depois de ver que dons os Reis Magos me deram, deve refletir sobre como posso utilizá-los em benefício de todos em minha vida cotidiana.
Fazer a reflexão por escrito, procurando estabelecer metas e objetivos claros, pois a prática espiritual se faz de um compromisso claro com a evolução e mudança.
Isso pode resultar em decisões bem prosaicas, mas de grande significado. Se os Reis Magos lhe dão, por exemplo, o dom da coragem, isso pode se manifestar na sua vida cotidiana como a coragem de sair e procurar um novo emprego, escapando de uma situação profissional desagradável. Isso é espiritual? Claro que é. Procurar ser feliz é a primeira obrigação espiritual. E isso o tornará mais feliz e capaz de partilhar a felicidade.
Procure estabelecer mais de uma forma de multiplicação para cada um dos dons. Mas não exagere. Evoluir é um trabalho lento, e muitas vezes nos perdemos ou imobilizamos por desejarmos ir rápido demais ou fazer muitas coisas.
É preferível evoluir um pouco a cada dia do que pretender mudar muito rápido e, depois de alguns dias, desistir de tudo por causa do desânimo e cansaço.
Deve-se finalizar agradecendo os presentes que recebeu dos Reis à sua maneira. Você pode fazer isso de várias formas: dizendo uma prece, acendendo uma vela, colocando flores diante de uma imagem. Cada um encontra a sua forma de ser grato.

Há ainda uma simpatia
:
Faça uma simpatia para lhe trazer muito amor, dinheiro, a conservação da paz no seu lar e o alívio de qualquer sofrimento.
Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Melquior e Gaspar, um ao lado do outro.
Mentalize:

"Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus,
que tragam boas energias para casa,
protegendo todos os meus familiares.
Amém"


Folia de Reis:
E hoje é comemorada a Folia de Reis, uma festa cristã, que lembra a visita dos três reis magos — Gaspar, Melchior e Baltasar — ao Menino Jesus, em Belém, quando levaram ouro, incenso e mirra, que representavam as dimensões de Cristo: sua realeza, divindade e humanidade (o óleo de mirra era usado para embalsamar os mortos).
No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses na época colonial e tem por origem a Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios na Antigüidade. A festa romana acontecia em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia dia 6 de janeiro. No século III, em virtude da celebração da manifestação da luz, dia 25 de dezembro foi instituído como o do nascimento de Cristo e o dia 6 de janeiro como o dia de Reis.
Essa festa teve início dia 24 de dezembro, véspera de Natal e prossegue até o dia 2 de fevereiro, festa de Nossa Senhora das Candeias, quando é realizada uma ceia.

Um grupo festivo de pessoas, com homens representando os três magos, vão de porta em porta nas casas, cantando acompanhados de violão, cavaquinho, pandeiro, pistão e tantã, representando pequenas peças teatrais em troca de pequenas refeições e esmolas, que é utilizada na Festa de Reis, no dia 6 de janeiro.

O chefe do grupo é denominado alferes da folia de Reis e quando percorre sítios e fazendas é chamada de caixa de folia de reis e quando percorre apenas a zona urbana é denominada de banda de folia de reis ou música de folia de reis.

Geralmente o grupo anda à noite e cantam às portas das casas, acordando seus moradores para que eles os recebam, oferecendo-lhes comida, bebida e esmolas.
Bastante conhecida, é realizada no interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Goiás.

Em muitas casas, é costume, no Dia de Reis, escrever o nome dos três reis magos em um pedaço de papel e colocá-lo na porta de entrada para que durante o ano haja fartura, saúde e alegria.
O Dia de Reis é considerado Dia de Gratidão.

Música
:

A Festa do Santo Reis
(Marcio Leonardo)

Hoje é o dia de Santo Reis
Ainda meio esquecido
Mas é o dia da festa de Santo Reis
Eles chegam tocando sanfona e violão
Os pandeiros de fitas
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Sem deixar com eles
Eles levam até os bodes
Os bodes da gente
E os bodes, mé
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia



 
" Depois do último rio  poluído e da última árvore cortada o homem entenderá que dinheiro não se come."
Cacique Sioux 
 
Faça sua parte: recicle, economize, conserve, consuma apenas o necessário.Por favor, cuide de nosso planeta!
Alda
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário